Palestrantes Nacionais
Alfredo Guarischi – Rio de Janeiro/RJ

Médico

Dr. Guarischi é cirurgião oncológico do Hospital de Força Aérea Brasileira e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Também é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL), além de membro da Câmara Técnica de Oncologia do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ). Atuou como instrutor de ATLS (Advanced Trauma Life Suport) do American College of Surgeons, como vice-diretor e Chefe do Serviço de Cirurgia Oncológica do Hospital de Oncologia (HCII-INCA), chefe das clínicas médico-cirúrgicas do Hospital Municipal Souza Aguiar, e como presidente da Comissão Nacional de Câncer do CBC. Presidiu as cinco edições do “Safety” (Congresso Brasileiro sobre Segurança no Sistema de Saúde/Congresso Brasileiro sobre Eventos Adversos em Medicina).

É graduado em medicina e mestre em cirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já realizou Fellowship na Universidade de Toronto e, como cirurgião geral e oncológico, atuou em diversos hospitais como o Hospital Cardoso Fontes, Hospital Souza Aguiar, Hospital da Lagoa e Hospital Miguel Couto.


Ana Cláudia Puggina - São Paulo/SP

Enfermeira

Atualmente é Professora Adjunto da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Docente do Mestrado em Enfermagem da Universidade de Guarulhos (UNG), Editora-chefe da Revista Saude da UNG e membro do grupo de pesquisa Comunicação em saúde da EE-USP.

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP). Fellowship no Coma Science Group - Bélgica (2010). Pós-doc (2013) com a validação da escala "Interpersonal Communication Competence Scale".


Prof. Dr. Carlos Eduardo Pulz Araujo - Bragança Paulista e Campinas/SP

Farmacêutico

Prof. Dr. Carlos Eduardo Pulz Araujo possui graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1988), Mestrado (1993) e Doutorado em Ciências na Área de Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1998). Atualmente é Professor Associado Doutor da Universidade São Francisco de Bragança Paulista e Campinas – USF, exercendo atividades Docente junto aos Cursos de Farmácia, Medicina, Psicologia e Enfermagem. É Coordenador Pedagógico e Docente do Programa Lato sensu de Pós-Graduação em Farmacologia Clínica (Campinas e Bragança Paulista). Pesquisador sobre o Uso Racional de Medicamentos – USF. Avaliador Institucional e de Cursos do SINAES/INEP/MEC. Avaliador de Cursos Universitários junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP). Professor Consultor Técnico-Científico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-SP). Professor com ampla experiência em inúmeros Cursos de Pós-Graduação Lato sensu pelo Brasil, tendo como áreas de atuação: Farmacologia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica. Autor de livros na área da Farmacologia e da Atenção Farmacêutica.


Celina Setsuko Haga – São Paulo/SP

Farmacêutica

Farmacêutica clínica vertical do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência em farmácia hospitalar com ênfase em farmácia clínica. Atualmente atua frente a projetos de profilaxia de tromboembolismo venoso.

É graduada em Farmácia Bioquímica com ênfase em fármacos e medicamentos (2002) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Farmácia Clínica pelo Centro de Educação em Saúde Abram Szajman (CESAS).


Cláudia Regina Laselva – São Paulo/SP

Enfermeira

Gerente de Pacientes Internados e Apoio Assistencial do Hospital Albert Einstein. Enfermeira e Mestre em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). MBA Executivo em Gestão de Saúde no INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) com extensão Internacional na TUFTS University (Estados Unidos).


Cristina Rosat Simoni – Porto Alegre/RS

Farmacêutica

Farmacêutica clínica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Atuou entre 2006 e 2008 realizando Acompanhamento Farmacoterapêutico no ambulatório de hipertensão arterial do serviço de cardiologia do HCPA. Coordenou Ensaio Clínico Randomizado Multicêntrico na Área de Atenção Farmacêutica em hipertensão na Atenção Primária. Trabalhou na coordenação do curso MS/UFRGS "Farmacêutico na APS: construindo uma relação integral". Possui experiência na área de orientação, dispensação e atenção farmacêutica, seguimento farmacoterapêutico, orientação a alta hospitalar e farmacoepidemiologia.

Graduada em Farmácia (2005) e mestre em Ciências Farmacêuticas (2009) pela UFRGS


Dirceu Carrara – São Paulo/SP

Enfermeiro

Enfermeiro chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Presidente do conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Terapia Intravenosa (INS Brasil).

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Enfermagem em Cardiologia pela Escola de Enfermagem da USP. Mestre e doutor em Ciências pela FMUSP.


Djenane Ramalho de Oliveira – Belo Horizonte/MG

Farmacêutica

Educadora, pesquisadora e farmacêutica. Professora na Faculdade de Farmácia da UFMG e Coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFMG. Dra. Ramalho de Oliveira realiza investigação qualitativa há 12 anos. Obteve seu Phd em Farmácia Social pela Universidade de Minnesota em 2003


Elaine Andrade Azevedo – Belo Horizonte/MG

Farmacêutica

Atualmente é gerente do serviço de farmácia do Hospital Alberto Cavalcanti da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG) e membo do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). Também é membro do corpo editorial do Boletim ISMP Brasil. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar, Farmacoterapia Oncológica, Atenção Farmacêutica, Segurança do Paciente e Erros de Medicação.

Graduada em Farmácia (2007) e mestranda em Medicamentos e Assistência Farmacêutica (2012) pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Farmacologia (2009) pela Universidade de Lavras (UFLA).


Eliane Ribeiro – São Paulo/SP

Farmacêutica

Atualmente chefe da Divisão de Farmácia e Laboratório Clínico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP). Também é membro do corpo editoria da Revista da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e revisora da Revista de Ciência Farmacêuticas Básicas e Aplicadas. Tem experiência na área de farmácia hospitalar, farmácia clínica, farmacoeconomia, e farmacoepidemiologia com ênfase no ambiente hospitalar.

Graduada em Farmácia (1986) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Administração de Empresas (1992) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutora em Ciências Farmacêuticas (2002) pela USP. Também é especialista em Administração em Farmácial Clínica e Hospitalar (1991) pela USP e em Farmácia Hospitalar – Controle Infecção Hospitalar pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Eline Lima Borges – Belo Horizonte/MG

Enfermeira

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Clínica e Cirúrgica, e Estomaterapia, atuando principalmente com os seguintes temas: lesão cutânea e estomas de eliminação.

Possui graduação em Enfemagem pela UFMG, especialização em Estomaterapia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.


Elizabeth Clemente Vernaschi – Marília/SP

Farmacêutica

Chefe da Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas - Unidade Materno-Infantil da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) - Marília/SP.

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Marília (UNIMAR), especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Administração hospitalar pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (UNIVEM).


Eugenie Desireè Rabelo Néri – Fortaleza/CE

Farmacêutica

Gerente de risco dos hospitais universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), presidente da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da UFC e membro do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamenos (ISMP Brasil).

Graduada em farmácia e mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFC. Especialista em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela UFC


Fabiane Cardia Salman - São Paulo/SP

Médica

Atualmente é Gerente Médica e Coordenadora do Relacionamento Médico e Gestão do Corpo Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo.

Possui Pós-graduação Internacional em Gestão e Políticas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pelo Hospital Albert Einstein.


Felipe Koeller Rodrigues Vieira - Rio de Janeiro/RJ

Major da Força Aérea

Atualmente é major aviador da Força Aérea Brasileira, instrutor de voo de avião e helicóptero, piloto de busca e salvamento e transporte presidencial. Também é doutorando em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos credenciado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e como docente no curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas da Universidade Estácio de Sá. Também é editor científico da Revista Conexão SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Ciências Aeronáuticas, Investigação de Acidentes Aeronáuticos, Busca e Salvamento.

Bacharel em Ciências Aeronáuticas com Habilitação em Aviação Militar (1997) pela Academia da Força Aérea. Mestre em Ciências (2009) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).


Fernanda Raphael Escobar Gimenes – Ribeirão Preto/SP

Enfermeira

Atualmente é professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP – Pólo Ribeirão Preto). Possui experiência na área de cuidados em enfermagem, segurança do paciente, erros de medicação, preparo e administração de medicamentos via sonda enteral.

Graduada em Enfermagem (2003), mestre em Enfermagem Fundamental (2007) e doutora em Ciências da Enfermagem (2011), com período sanduíche na University of Alberta (Canadá), pela EERP-USP.


Flávia Sampaio Latini Gomes - Belo Horizonte/MG

Enfermeira

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. É graduada, mestre e doutora em enfermagem pela UFMG.

CV: http://lattes.cnpq.br/5879459057700604


Guilherme Brauner Barcello - Porto Alegre/RS

Médico

Foi pioneiro em promover o modelo de Medicina Hospitalar (MH) no Brasil. Como consultor ou formador de opinião, colaborou na implantação e aprimoramento de alguns programas brasileiros de MH. Foi o primeiro médico que não trabalha nos EUA a se tornar Fellow in Hospital Medicine/Society of Hospital Medicine. Atualmente é coordenador da International Hospitalists Section/SHM e revisor do Journal of Hospital Medicine. Atua como médico intensivista e do programa de Gestão da Qualidade e da Informação em Saúde (Qualis) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva.


Helaine Carneiro Capucho - Brasília/DF

Farmacêutica

Atualmente, trabalha na Diretoria de Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Ministério da Educação, com qualidade e segurança do paciente. Também atua como revisora ad hoc dos periódicos Revista Panamericana de Saúde Pública e Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, e como membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. É autora de livros e capítulos de livros em Segurança do Paciente, Farmacovigilância e Farmácia Hospitalar. Atuou como Gerente de Riscos e Presidente do Comitê de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da USP-Ribeirão Preto (2007-2011). É presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e coordenadora da COSUDEFH (Coordinadora Sudamericana para el Desarollo de La Farmácia Hospitalaria) no biênio 2012-2013.

Graduada em Farmácia e Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (USP-Ribeirão Preto) e doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP-Ribeirão Preto. Também possui aperfeiçoamento em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile e MBA em Marketing pela USP.


Ivan da Gama Teixeira – São José dos Campos/SP

Farmacêutico

Atualmente é membro da Diretoria Técnica de Homeopatia Anfarmag-ABFH, 1º Vice-Presidente e Diretor de Assuntos Regulatórios da Anfarmag Nacional, Diretor e sócio proprietário da Botica Belluz – Farmácia de Homeopatia e Manipulação Alopática. Já atuou como tesoureiro, 1º Secretário e Vice Presidente e Presidente na Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas - ABFH, tendo exercido nesta entidade também as funções de co-responsável por relações institucionais, membro da comissão científica, revisão do Manual de Normas Técnicas e representação da entidade junto à ANVISA. Também já atuou como professor convidado pela Escola Paulista de Homeopatia para ministrar o módulo de Atenção Farmacêutica para farmacêuticos e Boas Práticas de Prescrição em Homeopatia para médicos.

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto. Especialista em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia.


Jeiel Carlos Lamonica Crespo – São Caetano do Sul/SP

Enfermeiro

Enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cirúrgica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Mestrando pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Graduado em enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Enfermagem em Cardiologia pelo HCFMUSP.


Janete de Souza Urbanetto – Porto Alegre/RS

Enfermeira

Professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da PUC-RS. É lider do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Segurança do Paciente (GIPESP) da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUC-RS. Integra o Grupo Coordenador Nacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) e coordena a REBRAENSP - Polo RS.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCRS.


Jacqueline Kohut Martinbiancho – Porto Alegre/RS

Farmacêutica

Atua como farmacêutica chefe da Seção de Farmácia Clínica do Hospital Clínicas de Porto Alegre.

Graduada em Farmácia Bioquímica e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS).


Karina Paris – Porto Alegre/RS

Enfermeira

Atuou por nove anos como enfermeira assistencial, e por cinco anos como gerente de gestão e desenvolvimento organizacional do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Atualmente atua como gerente de qualidade e segurança do HMV e é responsável pelos processos de gerenciamento de risco e acreditação internacional.

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em administração hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS) e executivo em saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Luis Cláudio Correia - Salvador/BA

Médico

Professor Livre-Docente em Cardiologia e Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina.

Graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), residência médica no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, e research fellowship em cardiologia na Johns Hopkins University e National Institute of Aging (NIH). Doutor em Medicina e Saúde pela UFBA e pós-doutor pela Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências.


Indisponível Maria Angélica Sorgini Peterlini – São Paulo/SP

Enfermeira

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFESP. Membro do grupo Coordenador da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP).

Graduada em enfermagem e mestre em Enfermagem Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de de São Paulo (USP).


Maria Auxiliadora Parreiras Martins – Belo Horizonte/MG

Farmacêutica

Farmacêutica com graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da UFMG. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG. Coordena o projeto de extensão "Cuidado Farmacêutico a Cardiopatas Chagásicos e Não Chagásicos Atendidos em Clínica de Anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG"


Mariana Martins Gonzaga do Nascimento - Belo Horizonte/MG

Farmacêutica

Atualmente é membro do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil) e docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e do Instituto Racine. Além disso, é coordenadora regional dos cursos de pós-graduação em Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica do Instituto Racine e membro do corpo editorial do Boletim ISMP BRasil. Possui experiência nas seguintes áreas: farmacoepidemiologia do envelhecimento, administração de medicamentos via sonda nasoentérica, farmácia hospitalar, acompanhamento farmacoterapêutico, segurança do paciente e erros de medicação.

Graduada em Farmácia pela UFMG, doutoranda em Ciências da Saúde pela FIOCRUZ/CPqRR (Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou), mestre em Ciências da Saúde pela UFSJ, e especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) com monografia de conclusão premiada pelo Ministério da Saúde.


Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira – São Paulo/SP

Enfermeira

Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenadora da Assessoria de Relações Externas e de Inovação da Escola Paulista de Enfermagem e Chefe da Disciplina de Cuidado Clínico, Cirúrgico e Intensivo do Departamento de Enfermagem Pediátrica. É membro do conselho editorial ou consultor de 13 periódicos científicos, oito editados no Brasil e cinco no exterior. É consultora/ assessora do CNPq, CAPES e FAPESP. Já atuou como assessora técnica do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) e como enfermeira no Hospital Israelita Albert Einstein. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Intensivos Pediátricos, infecção relacionada à assistência à saúde, terapia intravenosa e segurança do paciente, já havendo publicado diversos artigos científicos e livros sobre as temáticas.

Graduada em enfermagem (1988) e especialista em Pediatria e Puericultura (1989) pela Escola Paulista de Medicina, e Doutora em Enfermagem (1999) pela Universidade Federal de São Paulo (USP).


Mayde Seadi Torriani – Porto Alegre/RS

Farmacêutica

Farmacêutica Chefe da Seção de Gerenciamento e Logística de Medicamentos do HCPA, Especialista em Controle de Infecções em Farmácia Hospitalar (UFRGS), e em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (IACHS/PUCRS), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina (UFRGS) Responsável pelo ambulatório de Atenção Farmacêutica ao paciente com LMC e anticoagulados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Diretora Financeiro-administrativa da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) gestão 2012 - 2013


Pablo Moura - Salvador/BA

Farmacêutico

Pesquisador e Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde – Regional Bahia. Coordenador do Serviço de Farmácia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (HUPES/UFBA) desde 2008. Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional e Tutor do curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo HUPES/UFBA. Atuou consultor do Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Hepatites Virais.

Graduado em farmácia, especialista em Assistência Farmacêutica, mestre e doutor em Medicina e Saúde pela UFBA.


Pablício Nobre - Salvador/BA

Farmacêutico

Atualmente é Diretor do Centro de Infusão de Biológicos da Assistência Multidisciplinar em Oncologia (AMO) - Salvador, diretor técnico da Oncoprest Consultoria, representante regional da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) Bahia e vice-presidente executivo da SOBRAFO. Também é membro do Conselho Técnico da Programo e membro da Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar em Oncologia do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), membro da Society of Oncology Pharmacy Practitioners (ISOPP) e da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC).

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal Fluminense com Habilitação em Indústria e Farmácia Hospitalar/Oncologia.


Indisponível Rita Tiziana Verardo Polastrini - São Paulo/SP

Enfermeira

Atualmente é Enfermeira da Unidade de Dor e Cuidados Paliativos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Presidente da Infusion Nurse Society Brasil (INS Brasil).

Especialista em Cuidados Paliativos pela Asociación Pallium Latino América da Universidade Del Salvador – Buenos Aires, Argentina.


Sandra Abrantes Krug Seabra – Porto Alegre/RS

Médica

Atualmente é avaliadora de Acreditação da Joint Commission International e CBA , professora do MBA Gestão em Saúde da FGV, médica auditora da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - RS e atua na área de acreditação e gestão hospitalar.

Possui graduação em Medicina (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), com residência médica em Pediatria (1983) pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre. É especialista em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS) e Mestre em Administração (Ênfase: Estratégia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (2007).


Indisponível Sérgio Fernando Oliveira Gomes – Belo Horizonte/MG

Farmacêutico

Atualmente é Professor Adjunto do Centro Universitário Newton Paiva e Diretor Técnico da Análises – Laboratório de Ensaios Farmacêuticos, que atende o segmento desde 1999, realizando análises físico-químicas e microbiológicos de produtos farmacêuticos e cosméticos. Professor de Cursos de Pós-Graduação em Farmácia, em disciplinas relacionadas ao controle e garantia de qualidade de medicamentos e cosméticos. Palestrante nos cursos de capacitação dos inspetores de diversas VISAS estaduais e da ANVISA, sobre temas como sistemas de purificação de água, seu controle de qualidade e validação. Atuou na Indústria Farmacêutica como responsável pelos departamentos de Controle de Qualidade e Produção Farmacêutica.

Farmacêutico Industrial e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais


Shirley Frosi Keller - Porto Alegre/RS

Farmacêutica

Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) e da Comissão de Farmácia Hospitalar do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). Supervisora do Serviço de Farmácia do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS).

Graduada em farmácia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS) com ênfase em Analises Clínicas. Pós-graduada em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). MBA em Gestão Executiva em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Silvia Regina Secoli - São Paulo/SP

Enfermeira

Atualmente é professor Associado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Também atua como revisora da Revista da Escola de Enfermagem da USP e do Jounal of Critical Care. Tem experiência na área de farmacoepidemiologia do idoso, farmacoterapia intravenosa, avaliação de tecnologias, e enfermagem médico-cirúrgica e possui diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados nestas áreas.

Graduada em Enfermagem (1986) e mestre em Farmacologia (1993) pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Doutora em Enfermagem pela USP (2002), pós-doutora em Farmacoepidemiologia pelo Instituto Catalã de Farmacologia da Universitat Autonoma de Barcelona (2008), e livre-docente pela Escola de Enfermagem da USP (2009).


Simone Dalla Pozza Mahmud - Porto Alegre/RS

Farmacêutica

Farmacêutica chefe do Serviço de Farmácia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Também é membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Possui ampla experiência na área de gestão de saúde, farmacovigilância e promoção do uso seguro de medicamentos em instituições hospitalares.

Graduada em farmácia pela Universidade Federam de Santa Maria (1992), especialista em Gestão de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2002), especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH (2005), e mestre em Epidemiologia pela UFRGS (2006).


Simone Ventura - Porto Alegre/RS

Enfermeira

Enfermeira do serviço de gerenciamento de risco do Hospital Moinhos de Vento (RS). Pós-graduada em Terapia Intensiva Adulto e Cuidado Materno Infantil.


Sonia Lucena Cipriano - São Paulo/SP

Farmacêutica

Atualmente é Diretora Técnica de Saúde do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR – HCFMUSP). Coordenadora e docente do curso de especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica do INCOR – HCFMUSP. Atuou como coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde de SP (2011 a 2013), como Diretora da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HCFUSP (2000 a 2011) e Presidente da Comissão de Farmacologia da diretoria clínica do HCFMUSP (2003 a 2010). Autora de livros, capítulos e artigos científicos em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. Docente em cursos de pós-graduação.

Graduada em Farmácia pela USP, MBA em Engenharia da Qualidade pela Politécnica da USP; Especialista em Economia da Saúde e Doutora em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.


Suzana Maria Bianchini – São Paulo/SP

Enfermeira

Atualmente, é coordenadora de Práticas Assistenciais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É autora de artigos e capítulos de livros sobre cuidados em enfermagem ao paciente crítico.

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Enfermagem Clínica em Cardiologia pela Real e Benemérita Sociedade de Beneficência Portuguesa (RBSBP), mestre em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos (UNG), e doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).


Vânia Mari Salvi Andrzejevski – Curitiba/PR

Farmacêutica

Coordenadora Geral da Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro de Câmara Técnica de Residência Multiprofissional do MEC.

Graduada em farmácia Industrial e especialista em Gestão de Pessoas pela UFPR, além de Farmacêutica Clínica pela Universidad de Chile.


Indisponível Valdete Oliveira Santos – Rio de Janeiro/RJ

Enfermeira

Chefe do Serviço de Enfermagem em Procedimentos Externos do Hospital do Câncer I do Instituto Nacional do Câncer (HCI- INCA).

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Programação em serviço de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz- (FIOCRUZ), em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo/RJ e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de enfermagem Luiza de Marillac/RJ.


Wagner Galletti Valença – São Paulo/SP

Administrador

Consultor Comportamental nas áreas de Gestão, Comunicação, Neurolinguística, Negociação, Conflitos e demais áreas relativas a desenvolvimento de pessoas. Co-autor nos livros "Ser + em Comunicação", "Ser + em Gestão de Equipes", "Ser + em Gestão de Tempo" e "Ser + em Atendimento a Clientes", além de artigos publicados na Revista Ser Mais.

REALIZAÇÃO CO-REALIZAÇÃO
APOIO INSTITUCIONAL
EMPRESAS PARTICIPANTES