Corpo Editorial

Editores chefes: Tânia Azevedo Anacleto, Mário Borges Rosa, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, Edson Perini.


Adriane Pinto de Medeiros

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Protocolo Clínico Gerenciado do Hospital Estadual Américo Brasiliense.


Ana Elisa Bauer de Camargo Silva

Enfermeira. Estágio em pós-doutorado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Doutora e Mestre em Enfermagem pela EERP-USP. Especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getulio Vargas. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Líder do Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente do CNPq. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) e Coordenadora da REBRAENSP - Polo Goiás.


Ana Emília Ahouagi

Farmacêutica. Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras. Gerente de Assitência Terapêutica/GEMED da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.


Camila Paranhos Martins

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Oncológica pela Fundação Antonio Prudente – A.C. Camargo. Possui MBA Executivo Internacional pela OHIO University/EUA e MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.Coordenadora Administrativa do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês de São Paulo.


Claudia Regina Laselva

Enfermeira. Mestre em Nefrologia pela UNIFESP. Possui MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo INSPER com extensão internacional na TUFTS University/EUA. Gerente de Pacientes Internados e Apoio Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein. Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem (SOBRAGEN).


Cláudio Antônio de Souza

Médico. Especialista em Clínica Médica, em Terapia Intensiva, em Suporte Nutricional e Metabologia, e em Medicina Hiperbárica. Preceptor e emergencista no Hospital Odilon Behrens. Preceptor e nutrólogo do Hospital Alberto Cavalcanti Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).


Cristina Rosat Simoni

Farmacêutica. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Farmacêutica clínica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.


Daniel Dias Ribeiro

Médico hematologista e patologista clínico. Doutor em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do ambulatório de Hemostasia do Hospital das Clínicas da UFMG.


Déborah Marta dos Santos Oliveira

Farmacêutica. Especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Coordenadora do Compras de Materiais e Medicamentos do Grupo Oncoclínicas do Brasil.


Dirceu Carrara

Enfermeiro. Especialista em Cardiologia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).Chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do InCor do Hospital das Clínicas da FMUSP. Presidente do Conselho Fiscal da Infusion Nurses Society (INS) Brasil.


Edson Perini

Farmacêutico. Pós-Doutorado em Farmacoepidemiologia. Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Centro de Estudos do Medicamento (Cemed/UFMG). Coordenador do Pró-Saúde II da UFMG/SMS-BH. Membro fundador da Rede Latino-americana para Uso Seguro de Medicamentos. Membro do Conselho Científico do ISMP Brasil.


Eduardo Paulo Coelho Rocha Júnior

Médico. Especialista em Terapia Intensiva e Nutrologia. Nutrólogo do Hospital Sofia Feldman e Felício Rocho. Intensivista da Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes (FHNSL).


Elaine de Andrade Azevedo

Farmacêutica. Mestre em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras. Atua na Supervisão de Assistência Farmacêutica da Fundação Hospitalar do estado de Minas Gerais (FHEMIG). Membro fundador da Rede Latino-americana para Uso Seguro de Medicamentos. Membro do Conselho Científico do ISMP Brasil.


Elizabeth Clemente Vernaschi

Farmacêutica. Mestranda em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Administração Hospitalar pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha. Chefe da Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da FAMEMA, Unidade Materno-Infantil.


Emília Vitória da Silva

Farmacêutica. Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile. Professora Adjunta da UnB.


Fabiane Cardia Salman

Médica. Especialista em Gestão da Qualidade em Serviços de saúde pelo Hospital Albert Einstein. Pós-graduação Internacional - Post-graduate Diploma in Administration Health Policy & Management - pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Mercado da Saúde e Inovação para a Competitividade pela FGV. Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (Gestão 2012). Gerente Médica – Relacionamento Médico e Gestão do Corpo Clínico e Prática Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Fernanda Raphael Escobar Gimenes

Enfermeira. Doutora em Ciências da Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) – Núcleo Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Liderança do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International (STTI).


Graziela Gomes Bauptista Moreno

Farmacêutica. Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares. Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile. Coordenadora da Central de Farmácia Clínica e do Centro de Informação de Medicamentos do Hospital Sírio Libanês de São Paulo.


Guilherme Rezende de Souza Pinto

Farmacêutico. Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Fundação João Pinheiro. Pós-graduado em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Ministério da Saúde. Coordenador de Atenção Farmacêutica da Unimed Belo Horizonte. Chefe da Seção de Suprimento de Material de Saúde da Polícia Militar de Minas Gerais.


Hessem Miranda Neiva

Farmacêutica. Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora de Assistência Farmacêutica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Diretora administrativo-financeiro do ISMP Brasil.


Lidia Freitas Fontes

Farmacêutica. Especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade Estadual de Montes Claros. Farmacêutica supervisora do serviço de farmocovigilância e farmácia clínica do Hospital Alberto Cavalcanti da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).


Maiana Regina Gomes de Sousa

Enfermeira. Mestre pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Membro do Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente (NEGISP). Membro do Grupo de Estudos em Gestão e Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem (GERHSEn). Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) e da REBRAENSP - Polo Goiás.


Maria Auxiliadora Parreiras Martins

Farmacêutica. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG. Coordenadora do projeto de extensão "Cuidado Farmacêutico a Cardiopatas Chagásicos e Não Chagásicos Atendidos em Clínica de Anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG".


Marcus Fernando da Silva Praxedes

Enfermeiro. Mestrando em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM). Enfermeiro do Hospital Alberto Cavalcanti a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).


Maria Fernanda Pellegrino da Silva Dornaus

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Enfermeira do Hospital Israelita Albert Einstein.


Mariana Martins Gonzaga do Nascimento

Farmacêutica. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Membro fundador da Rede Latino-americana para Uso Seguro de Medicamentos. Membro do Conselho Científico do ISMP Brasil.


Mário Borges Rosa

Farmacêutico. Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado Sanduíche pela School of Pharmacy University of London/Centre for Medication Safety and Service Quality. Mestre em Epidemiologia pela UFMG. Especialista em Farmácia Hospitalar. Farmacêutico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Representante do Brasil na International Network of Safe Medication Practice Centres. Membro fundador da Rede Latino-americana para Uso Seguro de Medicamentos. Diretor-Presidente do ISMP Brasil.


Mayara Carvalho Godinho Rigobello

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança do Paciente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.


Mayde Seadi Torriani

Farmacêutica. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do SUl (UFRGS). Especialista em Farmácia Hospitalar para o Controle de Infecções pela UFRGS. Especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Responsável pelo ambulatório de Atenção Farmacêutica ao paciente com LMC e anticoagulados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Chefe da Seção de Gerenciamento e Logística de Medicamentos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Nathália Pires Barbosa

Farmacêutica. Especialista em Farmacologia Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) e da International Society of Oncology Pharmacy Practicioners (ISOPP). Farmacêutica no Hospital Sírio Libanês de São Paulo.


Priscila Oliveira Fagundes

Farmacêutica. Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras. Especialista em Vigilância Sanitária pela Universidade Católica de Goiás. Coordenadora do Serviço de Farmácia do Hospital Alberto Cavalcanti da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).


Rosana Aparecida Pereira

Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança do Paciente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.


Tânia Azevedo Anacleto

Farmacêutica. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Saúde Pública pela UFMG. Farmacêutica do Centro de Referência de Especialidades Divino Ferreira Braga (Betim). Representante do Brasil no International Network of Safe Medication Practice Centres. Membro fundador da Rede Latino-americana para Uso Seguro de Medicamentos. Membro do Conselho Científico do ISMP Brasil.


Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Membro do Grupo de Estudos em Gestão e Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem (GERHSEn). Membro do Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente (NEGISP).