Divulgado estudo brasileiro sobre o uso de medicamentos potencialmente inadequados por idosos

Publicado na última edição da revista Latin American Journal of Pharmacy, o estudo “Potencially Inappropriate Medication Use Among Brazilian Elderly: a Population-Based Pharmacoepidemiological Study” apresentou dados importantes sobre a utilização de medicamentos potencialmente inadequados (MPI) por idosos brasileiros e merece a leitura de todos os profissionais de saúde, especialmente daqueles dedicados aos cuidados de pacientes nessa faixa etária.

No estudo, foram entrevistados 1.635 idosos residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), sendo que 1.158 declararam fazer uso de pelo menos um medicamento. O uso de MPI foi relatado por 30,4% do total de entrevistado, sendo identificados 694 MPI na farmacoterapia desses idosos, com destaque para os benzodiazepínicos, nifedipino de liberação imediata, sulfonilureias e antiinflamatórios esteroides. O uso de MPI se mostrou fortemente associado ao uso de 5 ou mais medicamentos.

Pioneiro na aplicação da versão de 2012 do Critério de Beers para avaliar o uso de MPI no Brasil em uma amostra de base populacional, o estudo pode ser norteador no entendimento do perfil de utilização desses medicamentos e inspirador para a adoção de práticas que aumentem a segurança desses pacientes.

O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.latamjpharm.org/last.php

Ou, ainda, pode ser solicitado à Dra. Mariana Gonzaga, membro do Conselho Científico do ISMP Brasil e uma das autoras do trabalho: mariana@ismp-brasil.org

 

por Raissa Carolina Fonseca Cândido