Erros de medicação: erros de dose relacionados ao peso do paciente

A dificuldade em medir, registrar e manter atualizado o peso de um paciente pode implicar na ocorrência de erros de medicação graves, e até fatais, especialmente no caso de medicamentos potencialmente perigosos em certos grupos etários, como pacientes idosos e pediátricos.

A ausência de um registro preciso e atualizado do peso do paciente é a principal causa de erros na dosagem de medicamentos que têm sua dose calculada com base no peso corporal do paciente. O cálculo da dose de um medicamento com base no peso estimado, registrado no histórico do paciente ou relatado por ele pode resultar em erros de dose significativos e ainda contribuem para que informações incorretas ou desatualizadas permaneçam no prontuário do paciente e sejam fonte de novos erros no futuro.

A falta de padronização das unidades de medida de peso nos sistemas informatizados também pode ser resultar em erros importantes, pois exige que sejam realizados cálculos para conversão de unidades de peso, além dos cálculos da dosagem do medicamento com base no peso encontrado.

Após receber alguns relatos de erros de dose relacionados a erros no peso do paciente, o ISMP Canadá elaborou um boletim para auxiliar na identificação dos principais fatores causadores desses erros e algumas recomendações que podem contribuir para preveni-los. Entre as recomendações, destacamos três:

Notícia_1

Vale ressaltar que, assim como o registro preciso dos dados vitais, o registro peso do paciente é crucial para a prestar um cuidado mais seguro e evitar erros de medicação.

Para leitura completa dessa edição do ISMP Canada Safety Bulletin, clique aqui: Weight-Based Medication Dose Errors.

por Raissa Carolina F Cândido