Mensagens-chave na prescrição de medicamentos opioides podem evitar erros de medicação e salvar vidas

Medicamentos opioides são um importante recurso na prática clínica para o tratamento de alguns quadros de dor crônica. No entanto, o uso irracional e mal orientado desses medicamentos compromete a segurança do paciente, o expõe a potenciais danos, maior risco de vivenciar um erro de medicação e também desenvolver transtorno por uso de opioides.

Considerando a complexidade do uso e administração dos medicamentos opioides, especialmente fora de instituições de saúde, o ISMP Canadá reuniu um grupo de especialistas com a finalidade de produzir um documento que pudesse auxiliar pacientes, cuidadores e profissionais de saúde na prescrição e manejo mais adequado desses medicamentos, bem como na prevenção de erros de medicação. Foi identificada uma série de aspectos importantes a serem considerados no momento da escolha, prescrição e administração dos medicamentos opioides. Esses aspectos foram sintetizados em mensagens-chave, agrupadas em quatro categorias e destinadas a todos os profissionais envolvidos no cuidado, órgãos de regulamentação e público em geral.

Seleção de Pacientes para a terapia com opioides

Seleção e Dosagem de Opioides

Ajuste de dose de Opioides

Transtorno do Uso de Opioides: Diagnóstico e Gerenciamento

O documento completo está disponível em: Safer Decisions Save Lives: Key Opioid Prescribing Messages for Community Practitioners.

por Raissa Carolina F Cândido