Organização Mundial de Saúde lança guia de implementação e checklist para parto seguro

A cada ano, entre os cerca de 130 milhões de nascimentos que ocorrem, estima-se que 303 mil mães morrem no parto e 2,7 milhões de recém-nascidos morrem em até 28 dias após do parto. Em ambos os casos, a maioria das mortes ocorrem em ambientes de baixa renda e poderiam ser evitadas.

Diante desse quadro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu o OMS Safe Childbirth Checkilist para orientar a execução de práticas essenciais nos cuidados maternos e perinatais. É uma lista de práticas essenciais ao nascimento, baseadas em evidências científicas, e contempla as principais causas de morte relacionadas ao parto e pós-parto.

Tendo como base a implantação de outras ferramentas de segurança do paciente, para possibilitar a implantação dessechecklistde forma efetiva, em instituições de saúde e por parteiras e líderes do cuidado à saúde, também foi elaborado um guia com diretrizes que orientam a introdução da utilização dessa ferramenta. O guia descreve de forma mais detalhada os itens do checklist e recursos úteis para complementar a abordagem de implementação.

Ambos os materiais estão disponíveis em:

http://www.who.int/patientsafety/implementation/checklists/childbirth/en/

 

por Raissa CF Cândido