Pacientes em uso de varfarina devem ser monitorados quando em uso de antivirais de ação direta para hepatite C

A varfarina é um antagonista da vitamina K, amplamente utilizado na profilaxia e tratamento de pacientes com doenças tromboembólicas. Em função do seu estreito índice terapêutico, sabe-se que pacientes em uso de varfarina, devem ser rotineiramente monitorizados para garantir a eficácia e segurança de seu tratamento.

Em vista dessa necessidade de monitorização, a Autoridade de Segurança de Medicamentos e Dispositivos Médicos da Nova Zelândia (Medsafe) divulgou um alerta para os profissionais de saúde, sobre a necessidade de maior acompanhamento de pacientes em uso de varfarina e de antivirais de ação direta para a hepatite C, como o sofosbuvir e daclastavir – que, no Brasil, são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O uso concomitante desses medicamentos pode resultar em mudanças no índice internacional normalizado (RNI), sendo o monitoramento recomendado inclusive no período pós-tratamento (Leia mais).

A varfarina é um medicamento potencialmente perigoso e apresenta alta frequência de erros de medicação com danos graves. Também por essa razão, está entre os medicamentos listados no 3º Desafio Global de Segurança do Paciente que devem ser alvo de ações prioritárias para a prevenção de erros de medicação.

Para saber como implementar medidas para o uso seguro da varfarina, leia o Boletim ISMP Brasil: “Varfarina: erros de medicação, riscos e práticas seguras na utilização”.

 

Por Raissa Carolina Fonseca Cândido