Prevenindo Erros de Medicação na Atenção Primária em Saúde

A Atenção Primária em Saúde, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), representa “ o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, pelo qual os cuidados de saúde são levados o mais proximamente possível aos lugares onde pessoas vivem e trabalham, e constituem o primeiro elemento de um processo continuado de assistência à saúde”1. Portanto, é entendida como a porta de entrada para os serviços de saúde, sendo responsável pela continuidade (ou longitudinalidade) do cuidado em saúde, sua coordenação e integralidade2. Os serviços da atenção primária são reconhecidos por oferecerem um cuidado centrado na pessoa e são estratégia-chave para a oferta de uma cobertura universal de saúde3.

Dada a sua importância na assistência à saúde, em 2016, a OMS produziu uma série de monografias intitulada “Technical Series on Safer Primary Care” (Leia mais), com o objetivo de explorar a magnitude e origem dos danos ocorridos em cuidados primários a partir de diferentes ângulos e apresentar potenciais soluções para esses problemas. Entre essas monografias, foi elaborada uma especificamente sobre a questão dos erros de medicação na atenção primária e estratégias para preveni-los.

Embora a maioria das pesquisas sobre a segurança no uso de medicamentos concentre-se no ambiente hospitalar, sabe-se que erros de medicação também são comuns na atenção primária, estando as crianças e os idosos mais propensos a sofrerem um erro significativo4. Além disso, observa-se que muitos incidentes de segurança dos pacientes hospitalizados tiveram origem nos cuidados primários em saúde4.

Assim, a fim de aumentar o alcance do conteúdo produzido pela OMS no Brasil e contribuir para a segurança do paciente na atenção primária, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis) traduziu a monografia “Medication Errors: Technical Series on Safer Primary Care” para o português.

O documento pode ser acessado na íntegra aqui: Erros de medicação – Série técnica sobre atenção primária mais segura

Vale lembrar que várias áreas-chave e domínios de trabalho do 3º Desafio Global de Segurança do Paciente, que tem como tema “Medicação sem danos” (Leia mais), se relacionam de alguma forma com os cuidados na Atenção Primária. Logo, prevenir erros de medicação nessa área pode contribuir significativamente para o alcance da meta proposta no desafio.

por Raissa Carolina F. Cândido

Referências

1 Organização Mundial da Saúde. Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde.  Alma-Ata, URSS, 6-12 de setembro de 1978.

2  Starfield, B. Atenção primária — Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco, Ministério da Saúde, 2002.

3 Proqualis, ICICT/Fiocruz. Erros de medicação – Série técnica sobre atenção primária mais segura. Proqualis, Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde – Fiocruz, 2018.

4 Olaniyan, JO, Ghaleb, M, Dhillon, S, Robinson, P. Safety of medication use in primary care. Int. J. Pharm. Pract. 2014;23:3-20.