VI Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente – Erros de Medicação

O VI Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente, realizado nos últimos dias 3 e 4 de agosto de 2018, reuniu 700 profissionais da área da saúde do Brasil e do exterior. O evento foi uma grande oportunidade de debate sobre estratégias para alcançar a ousada meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no 3º Desafio Global de Segurança do Paciente: reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos cinco anos.

Toda a programação científica do evento foi baseada nos quatro Domínios de Trabalho estabelecidos pela OMS:

Logo na abertura do evento, em que estiveram presentes a Profª. Drª. Cristina Gonçalves Alvim, representando a Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp); Tarcísio José Palhano, representante do presidente do Conselho Federal de Farmácia; Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB);  e Alisson Brandão, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG), o Dr. Mário Borges Rosa, presidente do ISMP Brasil e do fórum, reforçou a importância desse desafio uma vez que “Cada um desses domínios apresenta falhas que favorecem a ocorrência de erros de medicação”, disse.

DSC_6160

Para dar início a programação científica foram realizadas duas conferências magnas com os temas “A comunicação e o uso seguro de medicamentos: desafios ocultos e complexidades” e “A PINCH: como evitar danos aos pacientes envolvendo medicamentos prioritários de alto risco”, ministradas pelos palestrantes PhD. Elizabeth Manias (Deakin University – Melbourne, Austrália) e Eric Kastango (IQ Clinic – Madison, Estados Unidos), respectivamente.

PhD. Elizabeth Manias (Deakin University – Melbourne, Austrália)

PhD. Elizabeth Manias (Deakin University – Melbourne, Austrália)

Eric Kastango (IQ Clinic – Madison, Estados Unidos)

Eric Kastango (IQ Clinic – Madison, Estados Unidos)

No primeiro dia de evento os participantes também assistiram ao painel “Estratégias de segurança do paciente no Brasil – o que já foi feito e o que ainda está por vir?”, que reuniu representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde e da Indústria Farmacêutica apresentando as ações já realizadas e quais serão seus próximos passos para fortalecer a segurança do paciente no Brasil. Em seguida, foi realizada a mesa redonda “O paciente como agente de sua segurança” que discutiu iniciativas de cuidado centradas no paciente e como comunicar más notícias e, ainda, contou com um emocionante relato do Sr. Francisco Cruz Lima sobre o evento adverso ocorrido com sua filha Júlia Lima. Para encerrar o primeiro dia de evento, a Drª. Camila Sardenberg ministrou uma conferência nacional sobre o tema “O que importa para você? Por um cuidado centrado na pessoa”.

No segundo dia do Fórum, a programação foi iniciada com a conferência internacional “Segurança no uso de medicamentos em pediatria e geriatria: como evoluir?”, ministrada pela palestrante PhD. Elizabeth Manias (Deakin University – Melbourne, Austrália). Na sequência, no Domínio – MEDICAMENTOS, foi realizada a mesa redonda “Medicamentos prioritários para o terceiro desafio global” e em seguida a conferência internacional “Estratégias fundamentais para garantir o preparo seguro de medicamentos”, ministrada pelo palestrante Eric Kastango (IQ Clinic – Madison, Estados Unidos). No período da tarde foram realizadas duas mesas redondas. No Domínio – SISTEMAS E PRÁTICAS DE MEDICAÇÃO, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Segurança da medicação e situações de alto risco” que discutiu temas como a transição do cuidado, polifarmácia, tecnologia nos sistemas de medicação, entre outros.  Já no Domínio – PROFISSIONAIS DE SAÚDE, a mesa sobre “Segurança da medicação, formação e atualização de profissionais de saúde Moderadora” contou com profissionais-docentes nas áreas da medicina, farmácia, enfermagem e educação continuada em saúde para discutir sobre a importância de uma formação com foco na segurança do paciente.

Durante os dois dias do evento, além da programação científica, foram realizadas atividades complementares que enriqueceram e geraram maior oportunidade de discussão sobre como melhorar a segurança do paciente. Os participantes do Fórum tiveram a oportunidade de participar do relato de experiência “Uso da ferramenta de simulação realística para desenvolvimento de competências e habilidades para segurança do paciente” e de dois simpósios satélites: “Recomendações do ISMP aplicadas no “Sistema Opuspac” que melhoram a Segurança” e “Como a automação dos processos na farmácia hospitalar impacta na segurança dos pacientes” ministrado pelo Farmacêutico Nilson Malta do Hospital Albert Einstein. Além disso, durante o evento foi realizado o lançamento do livro “A Arte da (Des)Prescrição no Idoso A Dualidade Terapêutica” do Dr. Edgar Nunes de Moraes.

O evento foi encerrado com a entrega de menções honrosas para os dez melhores trabalhos científicos apresentados e a entrega do Prêmio Michael Cohen. Instituído desde 2014, o Prêmio “Michael Cohen – Soluções para a melhoria da segurança do paciente” visa incentivar a adoção de práticas seguras na assistência à saúde, divulgando-as e reconhecendo o esforço inovador e criativo para o desenvolvimento de ações que busquem garantir a segurança dos usuários do sistema de saúde brasileiro. Nesta edição, ele foi entregue a três farmacêuticos pelo seu trabalho de destaque na implantação de serviços de farmácia clínica no Brasil: Ivonete Batista, Lúcia Noblat e Tarcisio Palhano, e a Senhora Kennya Kattllem Vianna Vieira, em homenagem ao seu marido, o médico Dr. Walter Viera Mendes Junior (in memoriam) por sua brilhante trajetória e contribuição para a produção de conhecimento e capacitação de profissionais com foco na segurança do paciente.

Farmacêuticos agraciados com o Prêmio Michael Cohen: Ivonete Batista, Tarcisio Palhano e Lúcia Noblat

Farmacêuticos agraciados com o Prêmio Michael Cohen: Ivonete Batista, Tarcisio Palhano e Lúcia Noblat

Senhora Kennya Kattllem Vianna Vieira, recebendo o Prêmio Michael Cohen em homenagem ao seu marido, o médico Dr. Walter Viera Mendes Junior (in memoriam)

Senhora Kennya Kattllem Vianna Vieira, recebendo o Prêmio Michael Cohen em homenagem ao seu marido, o médico Dr. Walter Viera Mendes Junior (in memoriam)

“Preciso agradecer a todos os participantes e palestrantes pelos dois dias de intensa troca de experiências e compartilhamento de conhecimento. O ISMP Brasil, as entidades parceiras e todos os profissionais da saúde têm um encontro marcado em 2020! Até lá, seguimos juntos trabalhando em prol do uso seguro de medicamentos e da segurança de nossos pacientes”, foi a mensagem do Dr. Mário Borges Rosa ao encerrar o VI Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente – Erros de Medicação.

Clique aqui e veja as fotos oficiais do evento.

por Raissa Carolina F. Cândido