Rede Latinoamericana

Por ocasião do I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente / V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação, realizou-se, em Ouro Preto, uma reunião com representantes de entidades de seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela), preocupadas com a segurança no uso de medicamentos.

Durante a reunião foi possível identificar que os desafios relacionados à garantia da segurança no uso de medicamentos são comuns, bem como a vontade de superá-los.  Esta confluência identificada motivou os participantes a constituir uma Rede Latinoamericana para o Uso Seguro de Medicamentos. O objetivo é trabalhar de forma conjunta para aprimorar a formação dos profissionais de saúde, ampliar a capacidade de investigar e conhecer os problemas relacionados a erros de medicação e, assim, contribuir para a construção de práticas mais seguras.

O compromisso entre os países foi firmado por meio da Declaração de Ouro Preto para a Segurança do Uso Medicamentos, assinada pelas seguintes organizações:

Medicamentos de Alto Riesgo 2022

Boletin Red – Seguridad en el uso de Vacunas

 Boletin Red – Transición de Cuidados

Boletin – Morfina

Declaração de Ouro Preto

Medicamentos de Alto Riesgo 2015

Boletin – Insulinas

Boletin – Recomendaciones para el uso seguro de Cloruro de Potasio intravenoso