Curso – Manejo e uso seguro de medicamentos na COVID-19

Confira abaixo a lista de fóruns, congressos e encontros nacionais e internacionais.
(Para mais informações clique no título do curso)


Curso – Manejo e uso seguro de medicamentos na COVID-19

18 de novembro de 2020

Online

Carga Horária:
6 horas

Investimento:
Gratuito
Pagamento no site: cartão ou boleto Pagamento no local: dinheiro ou cheque ( se existirem vagas disponíveis)

Limitadas



Inscrições Encerradas

BAIXAR CERTIFICADO

Programa

Sobre o curso

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia causada pelo novo coronavírus SARSCoV-2. Desde então, estratégias para a prevenção da transmissão do vírus vêm sendo adotadas em todo o mundo, bem como estratégias para o tratamento e assistência à saúde dos pacientes com a síndrome respiratória pandêmica denominada COVID-19. Até o momento inexistem tratamentos específicos para o tratamento da doença. No entanto, tratamentos potenciais e o manejo sintomático desses pacientes tem sido realizado e demandam especial atenção e preparo dos profissionais de saúde dado as particularidades do quadro clínico e inexperiência com o tratamento dessa doença.

Adicionalmente, em situações de estresse e sobrecarga de trabalho, comuns nesse período histórico de pandemia, destaca-se a possibilidade de erros de medicação, com destaque para aqueles relacionados a interrupção no processo de uso de medicamento, omissão ou erros relacionados à transição do cuidado. Logo, é de grande importância o desenvolvimento de ações para garantir o uso seguro de medicamentos e segurança desses pacientes.

Esse curso tem como objetivo qualificar profissionais de saúde que atuam na assistência a pacientes com COVID-19 e aprimorar os sistemas de medicação nesse cenário de pandemia com o objetivo de implantar barreiras para a prevenção de erros de medicação em todos os níveis de atenção a saúde e promover o uso seguro de medicamentos de uma forma integral.

A quem se destina

O curso é voltado para estudantes, profissionais e gestores de saúde que estejam envolvidos na área de segurança do paciente e uso seguro de medicamentos.

Facilitadores

  • Dr. Mário Borges Rosa (Presidente do ISMP Brasil e Farmacêutico do Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais);
  • Dra. Mariana Martins Gonzaga do Nascimento (Membro do Conselho Cientifico do ISMP Brasil e Docente do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG);
  • MSc. Raissa Carolina Fonseca Cândido (Coordenadora de Cursos do ISMP Brasil e Docente do Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da UFMG)

Galeria de fotos