6 anos de Programa Nacional de Segurança do Paciente e 30 edições do Boletim ISMP Brasil

No dia em que o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) completa seis anos de existência, comemoramos a publicação da 30ª edição do Boletim ISMP Brasil! A criação do PNSP permitiu, nos últimos seis anos, vivenciarmos uma mudança na percepção das instituições e profissionais de saúde brasileiros sobre a qualidade em saúde e segurança do paciente. Essa mudança resultou no surgimento e fortalecimento de diversas iniciativas em prol da segurança do paciente e qualificação da assistência à saúde no país, bem como no fortalecimento do compromisso estabelecido pelo Brasil como membro da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente.

O Boletim ISMP Brasil está entre essas iniciavas e foi criado, em 2012, com o objetivo de disseminar informações relevantes para a prevenção de erros de medicação e promoção de práticas seguras na utilização de medicamentos nos diferentes cenários e níveis de assistência à saúde. Desde então, tem sido uma importante ferramenta para instituições, profissionais de saúde e sociedade em busca por um cuidado qualificado e seguro para o paciente.

Neste momento, em que instituições e profissionais de saúde em todo país, reforçando o compromisso estabelecido com a criação do PNSP, têm o desafio de alcançar a meta proposta no 3º Desafio Global de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde de reduzir em 50%, nos próximos cincos anos, os danos graves e evitáveis relacionados a medicamentos, o Boletim ISMP Brasil lança sua edição comemorativa sobre uma das três categorias de ações prioritárias do Desafio: a Transição do Cuidado.

Esperamos que, assim como todas as edições lançadas nesses sete anos, essa edição contribua para melhoria da qualidade e segurança da assistência à saúde, para o cumprimento das propostas do PNSP e, consequentemente, para alcançarmos a meta proposta no 3º Desafio Global de Segurança do Paciente.

As edições do Boletim ISMP Brasil estão disponíveis em https://www.ismp-brasil.org/site/boletins/

Além da edição comemorativa sobre Transição do Cuidado (disponível aqui), outras três edições relacionadas ao 3º Desafio Global de Segurança do Paciente já foram publicadas: