Como evitar que intoxicações acidentais com medicamentos aconteçam em bebês e crianças?

As intoxicações acidentais com medicamentos são as principais causas de intoxicação em crianças, sendo que 95% delas ocorrem por autoadministração de medicamentos ou produtos tóxicos captados pelas próprias crianças no ambiente doméstico. Entre os produtos mais comumente envolvidos nessas intoxicações estão: sabonetes; loções; plantas; produtos relacionados ao uso de fraldas (ex.: pomadas para assaduras, talcos, etc); medicamentos para o estômago, tosse ou resfriados, cremes antifúngicos e paracetamol. Logo, é de extrema importância que medicamentos e outros produtos tóxicos sejam mantidos fora do alcance e da vista de crianças e bebês que já possam alcançá-los, uma vez que a curiosidade, comum nessa faixa etária, pode resultar na utilização acidental desses produtos.

No entanto, embora ainda não sejam capazes de captar medicamentos e outros produtos no ambiente doméstico, bebês menores de 6 meses também podem sofrer intoxicações acidentais. Durante a troca de fraldas, é comum que seja colocado nas mãos do bebê, por exemplo, um frasco de sabonete ou tubo de pomada para distraí-lo. Contudo, caso o recipiente se abra ou não seja seguro, o bebê pode ingerir o produto ou até mesmo se engasgar com parte da embalagem. Além disso, observou-se em um estudo que irmãos mais velhos têm facilitado o acesso de bebês a produtos tóxicos, incluindo medicamentos. E ainda que, uma a cada três intoxicações acidentais estão relacionadas a administração de medicamentos pelos pais ou cuidadores.

Entre os erros de medicação mais comuns estão a administração do medicamento errado e a administração da dose errada, incluindo a administração da mesma dose mais de uma vez. O uso de colheres e outros recipientes inadequados para medir a dose dos medicamentos foi apontado como um dos responsáveis pela administração errada da dose do medicamento. Vale ressaltar que, entre os medicamentos comumente envolvidos nesses erros, o paracetamol e as formulações para gripes e resfriados estão associados a ocorrência de danos graves e a uma grande variedade de eventos adversos, incluindo convulsões, aumento da frequência cardíaca, coma e morte.

A seguir, elaboramos algumas recomendações importantes para prevenir intoxicações em bebês e crianças de todas as idades.

Como Prevenir Intoxicações_Infográfico_FINAL

por Raissa  Carolina Fonseca Cândido

Fonte: (Adaptado) Institute for Safe Medication Practices – ISMP EUA. Accidental poisonings of babies: Birth to 6 months How they happen and what you can do to prevent them. [acesso 2016 jul 31]. Disponível em: http://www.ismp.org/Newsletters/consumer/showarticle.aspx?id=14