Conselho Federal de Enfermagem propõe projeto de Lei do Descanso para Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apresentou, no dia 02/09/15, uma proposta de projeto de lei que propõe o estabelecimento de um local adequado para o descanso dos profissionais de enfermagem que trabalham no esquema de plantão.

Uma pesquisa realizada pelo Cofen em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) registrou que a ausência de um local adequado para descanso é a principal dificuldade encontrada pelos profissionais de enfermagem entrevistados. Ainda segundo a pesquisa, o espaço para repouso está presente em apenas 51% dos locais de trabalho na rede pública, 49% na rede privada e 38% na rede filantrópica. A ausência de local apropriado para o descanso faz com que muitos profissionais mantenham o plantão sem intervalo ou descansem em condições precárias, comprometendo seu desempenho e, por consequência, a segurança do paciente.

Outras informações obtidas por meio da pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” podem ser lidas em: http://www.cofen.gov.br/pesquisa-inedita-traca-perfil-da-enfermagem_31258.html

porRaissa CF Cândido