Contribua para tornar os rótulos e embalagens de medicamentos mais seguros no Brasil

Contribua para tornar os rótulos e embalagens de medicamentos mais seguros no Brasil e diminuir os erros de medicação!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou três Consultas Públicas sobre normas de bulas e rotulagem de medicamentos. As propostas, foram elaboradas por um grupo de trabalho coordenado pela Anvisa, que incluiu representantes do setor produtivo e especialistas em segurança do paciente e anestesiologia. Entretanto, é fundamental a contribuição de todos os profissionais e instituições a fim de aprimorar as definições para a rotulagem de medicamentos no Brasil. O principal objetivo com essas normas é que rótulos e embalagem contenham características que diferenciem claramente os medicamentos entre si e que inibam erros de dispensação e de administração devido a trocas indesejadas ou uso equivocado.

Aos divulgar essas consultas públicas, o ISMP Brasil espera estimular a participação de profissionais e instituições.

O prazo final para enviar contribuições é 7 de setembro de 2020. A seguir estão disponibilizadas informações adicionais e sites para acesso as consultas públicas.

  1. Consulta Pública nº 815/2020: propõe revisão RDC nº 71/2009, sobre regras de rotulagem de fármacos.
  2. Consulta Pública nº 816/2020: propõe requisitos específicos para rótulos de medicamentos.
  3. Consulta Pública nº 817/2020: propõe a revisão da RDC nº 137/2003, que estabelece frases de alerta para substâncias e/ou classes terapêuticas em bulas e embalagens.

É importante a participação de todos.

Mário Borges Rosa

Presidente ISMP Brasil