Educação do paciente: uma importante ferramenta para prevenir erros de medicação

Os erros de medicação ocorridos em instituições de saúde e ações para sua prevenção são amplamente documentados e discutidos. No entanto, o mesmo não é observado para os erros de medicação que ocorrem fora a esses ambientes e que, frequentemente, são cometidos por pacientes e cuidadores por falta de informação ou orientação adequada.

A frequência de erros de medicação envolvendo medicamentos administrados em casa, por pacientes e cuidadores, varia entre 19% e 59%, sendo que cerca de 26% resulta em algum dano para o paciente1. Entre os erros mais comuns na utilização domiciliar de medicamentos, podemos destacar:

Pacientes e cuidadores são importantes barreiras na prevenção de erros de medicação, podendo contribuir significativamente para detectar e evitar que erros aconteçam. Pensando nisso, o ISMP Espanha elaborou uma série de recomendações para auxiliar profissionais de saúde na educação de seus pacientes buscando empoderá-los e torná-los participantes mais ativos em seus processos de cuidado, consequentemente, ampliando sua segurança na utilização de medicamentos.

O boletim pode ser acessado em: Recomendaciones para la prevención de errores de medicación.

por Raissa Carolina F Cândido

Referências: 1 Mira JJ, Lorenzo S, Guilabert M, Navarro I, Pérez-Jover V. A systematic review of patient medication error on self-administering medication at home. Expert Opin. Drug Saf. 2015; 14: 815-38.