Em memória de Walter Viera Mendes Junior

O Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), lamenta profundamente o falecimento do professor e pesquisador Walter Viera Mendes Junior, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), ocorrido no dia 30 de dezembro de 2017.

Walter era doutor em saúde pública e colaborador do Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente – Proqualis, sendo atuante em pautas relacionadas à segurança do paciente e à qualidade da assistência à saúde. Autor de diversas publicações científicas sobre a ocorrência de eventos adversos no ambiente hospitalar, era membro do Comitê do Programa Nacional de Segurança do Paciente, tendo contribuído de forma ativa para a construção e implantação do programa.

Como forma de reconhecimento por sua brilhante trajetória e contribuição para a produção de conhecimento e capacitação de profissionais com foco na segurança do paciente, em agosto de 2017, recebeu o prêmio “Júlia Lima”, da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.

Walter Viera Mendes Junior partiu nos deixando sua trajetória como fonte de inspiração e motivação para continuarmos, assim como ele fez em toda a sua carreira, dedicando-se a melhorar a segurança dos pacientes e a capacitar profissionais a prestar um cuidado a saúde cada vez mais qualificado.

Perdemos uma referência em segurança do paciente, um grande líder e ser humano admirável. A partir do exemplo deixado pelo Dr. Walter, esperamos seguir o seu legado e fortalecer o nosso orgulho em promover a segurança do paciente.

ISMP Brasil