IMSN emite chamada internacional para prevenção de erros de medicação

A International Medicines Safety Network (IMSN) emitiu um alerta para inspirar e mobilizar profissionais e instituições a promoverem melhorias globais na prevenção de erros de medicação. Para isso, a rede irá elaborar e divulgar conjuntos de melhores práticas para identificação e prevenção de erros, a fim de dar suporte à implantação dessas melhorias.

O primeiro conjunto de melhores práticas foi publicado em junho e envolve a prevenção de erros de medicação associados à administração do cloreto de potássio concentrado, a administração por via incorreta da vincristina e a administração diária acidental de doses metotrexato em pacientes com psoríase e artrite reumatoide.

As melhores práticas que inauguram essa iniciativa foram escolhidas por se tratarem de problemas amplamente conhecidos e por causarem erros de medicação graves ou fatais. E, embora sejam temas de diversas iniciativas relacionadas à prevenção de erros, ainda necessitam de esforços adicionais para que, de fato, sejam tratadas como prioridade e sejam evitados danos ao paciente.

As estratégias apresentadas no documento se destacam pelo seu impacto na prevenção de erros, especialmente por não serem dependentes da atenção e vigilância dos indivíduos. São elas:

  1. Cloreto de Potássio concentrado

Remover as ampolas de cloreto de potássio concentrado das áreas de armazenamento de medicamentos em todas as unidades de internação e postos de enfermagem.

  1. Vincristina (alcaloides da vinca)

Preparar e dispensar alcaloides de vinca em bolsas, nunca em uma seringa.

  1. Metotrexato

Evitar a dosagem diária inadvertida de metotrexato oral para condições não oncológicas

Para acessar o documento na íntegra, acesse: IMSN Global Targeted Medication Safety Best Practices

Aproveite para consultar também as edições do Boletim ISMP Brasil sobre esses medicamentos:

Cloreto de Potássio concentrado injetável

Metotrexato de uso oral

Erros associados à administração de vincristina

por Raissa Carolina F. Cândido