Internacional Medication Safety Network (IMSN) divulga posicionamento a respeito da segurança de embalagens e rótulos de vacinas

O IMSN publicou em sua homepage, um documento com propostas de melhoria para embalagens e rótulos de vacinas que têm contribuído para seu uso incorreto.

Em workshop realizado na reunião anual do IMSN na Colômbia em setembro de 2015, com a participação do ISMP Brasil, vários foram os erros relatados, associados ao processo de utilização de vacinas, entre eles: a administração no paciente errado, hora errada de administração (omissão de doses, adiantamento ou atraso de doses), utilização de vacina incorreta, preparação incorreta da vacina (ex. uso de diluente incorreto), via e técnica de administração errados.

São diversas as causas desses erros, muitas delas relacionadas à embalagem e rótulos desses produtos. Diante disso, e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde a respeito do uso seguro de vacinas, o IMSN, elaborou este documento a fim de fomentar uma discussão em torno de uma nova concepção para embalagens e rótulos de vacinas. Entre as recomendações destacam-se:

 Sem título

 

Este e outros documentos sobre segurança de embalagens e rotulagem podem ser acessados em: http://www.intmedsafe.net/imsn-advocacy/imsn-papers/safer-packaging-and-labelling/

por Raissa Carolina Fonseca Cândido