OMS divulga histórias reais de erros de medicação e iniciativas para promover o uso seguro de medicamentos

O Desafio Global de Segurança do Paciente para 2017, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como tema o “Uso Seguro de Medicamentos (Medication Without Harm)”.

O objetivo central do Desafio é promover estratégias que resultem na redução de 50% dos erros de medicação e danos graves relacionados ao uso de medicamentos, ao longo dos próximos 5 anos. Para isso, a OMS tem realizado uma série de iniciativas visando conscientizar e conseguir o engajamento de países e profissionais de saúde no mundo todo em torno de questões importantes relacionadas à segurança no uso de medicamentos.

Nesse sentido, no mês de outubro, a fim de sensibilizar profissionais e governantes sobre as sérias consequências dos erros de medicação e a importância de discutirmos sobre esse tema, a OMS divulgou em sua página uma série de relatos. Esses relatos incluem histórias reais de erros de medicação que resultaram em danos ao paciente, histórias de como pacientes e familiares podem contribuir para a prevenção de erros de medicação e, ainda, histórias de profissionais de saúde que obtiveram êxito na mudança de práticas para aumentar a segurança no uso de medicamentos.

Para ler os relatos, acesse: Medication Without Harm: Real-life stories

Por Raissa Carolina Fonseca Cândido