Paciente grávida sofre aborto após erro de dispensação: como evitar que esses erros aconteçam?

Recentemente, um caso de erro de dispensação recebeu destaque na imprensa após a justiça determinar que um casal fosse indenizado pela farmácia onde o erro ocorreu. Uma paciente grávida com prescrição médica de Evocanil® 100 mg (progesterona natural micronizada), recebeu no momento da dispensação o medicamento maleato de enalapril, de uso restrito em paciente grávidas (Categoria D)1 e, ainda conforme divulgado na imprensa, em decorrência desse erro a paciente sofreu um aborto (Leia mais sobre o caso).

Embora esse tenha sido um erro ocorrido em uma farmácia, os erros de dispensação, entre outros erros relacionados ao medicamento, também ocorrem no ambiente hospitalar e outras unidades de assistência à saúde. Em 2003, em um estudo realizado em uma farmácia hospitalar de Belo Horizonte, registrou-se uma taxa de erros de dispensação de 34%2.

Para evitar que erros de dispensação e outros erros aconteçam é indispensável conhecer melhor sobre o assunto e definir processos que possam auxiliar na prevenção desses erros. Além disso, é de grande importância que os indicadores previstos no Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos sejam monitorados.

Em nosso site você encontra diversos materiais que podem auxiliá-lo em sua prática profissional. Sobre erros de medicação, leia mais em:

Erros de Medicação: fundamentos básicos

por Raissa Carolina Fonseca Cândido

Referências:
¹ Estados Unidos. Federal Registre. Proposed Rules 2008, 73 (104: 30831-68). Disponível em: http://www.gpo.gov/fdsys/pkg/FR-2008-05-29/pdf/E8-11806.pdf
² Anacleto TA, Perini E, Rosa MB. César CC. Drug-Dispensing Errors in the Hospital Pharmacy. Clinics. 2006;18:32-36.