Práticas seguras para prevenção de retenção não intencional de objetos após realização de cirurgias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publica mensalmente boletins oficiais contendo os dados das notificações de incidentes relacionados à assistência à saúde notificados pelos Núcleos de Segurança do Paciente do país. De acordo com esses dados, presentes no Relatório Nacional de Incidentes Relacionados à Assistência à Saúde, entre janeiro de 2014 e julho de 2017, foram notificados 134.501 incidentes, sendo que deles, 574 estavam relacionados às falhas durante a realização de procedimentos cirúrgicos.

Diante disso, visando aumentar a segurança dos pacientes submetidos a cirurgias no país, a Anvisa publicou recentemente uma Nota Técnica (GVIMS/GGTES nº 04/2017) sobre “Práticas seguras para prevenção de retenção não intencional de objetos após realização de procedimento cirúrgico em serviços de saúde”.

Na nota técnica constam orientações gerais para gestores, Núcleos de Segurança do Paciente, centro cirúrgicos e secretarias de saúde. Além disso, são disponibilizados endereços eletrônicos para materiais educativos e informações para a educação de pacientes, familiares e cuidadores para que façam parte do processo de cuidado e contribuam para a segurança.

Para ler o conteúdo da nota técnica na íntegra, acesse: NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES nº 04/2017

por Raissa Carolina Fonseca Cândido