ISMP Brasil integra grupo responsável pela Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde

A resistência aos antimicrobianos é, atualmente, um dos maiores problemas globais de saúde pública. Pacientes que desenvolvem infecções causadas por microrganismos resistentes aos antimicrobianos apresentam maior risco de complicações e óbito. Além disso, quando comparados a pacientes com infecções causadas por cepas não resistentes, o tratamento desses pacientes demanda o emprego de mais recursos em seus cuidados de saúde¹.

O enfrentamento desse problema exige uma abordagem conjunta envolvendo toda a sociedade, em especial as autoridades, profissionais de saúde e a vigilância sanitária. Assim, em maio de 2017, foi lançado o “Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos”, com o objetivo de nortear ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesse enfrentamento. E como parte desse plano, também foi publicado o “Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana nos Serviços de Saúde” com ações específicas a serem implementadas nesses locais.

Como uma das ações desse Plano Nacional, a Anvisa publicou, recentemente, a “Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde”. O documento contém uma série de orientações aos profissionais de todos os serviços de saúde do país a fim de auxiliá-los na elaboração e implementação de programas institucionais de gerenciamento do uso de antimicrobianos.

O ISMP Brasil, representado pela farmacêutica Drª Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, membro do Conselho Científico do ISMP Brasil, participou como membro do grupo de trabalho que elaborou esse importante documento que irá colaborar para a melhor utilização dos antimicrobianos nos serviços de saúde e, consequentemente, contribuir para a segurança do paciente.

Para ler o documento na íntegra, acesse: “Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde”.

por Raissa Carolina F. Cândido

¹ World Health Organization (WHO). Antimicrobial resistance [Online]. Updated November 2017. [acesso em 11 de jan de 2018] Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs194/en/