Quem Somos

O Instituto para Práticas Seguras no Uso dos Medicamentos (ISMP Brasil), com sede na cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais, foi fundado em 2009, a partir de iniciativas voluntárias de profissionais com experiência na promoção da segurança dos pacientes, principalmente quanto à utilização de medicamentos nos diferentes níveis de assistência à saúde. É uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos, pioneira na condução de iniciativas para promover a segurança no uso de medicamentos no Brasil.

O ISMP Brasil é a primeira instituição na América do Sul comprometida com o avanço da segurança de medicamentos em todos os ambientes que prestam cuidados em saúde. Seus esforços na prevenção de erros de medicação iniciaram-se em 2004, cinco anos antes de sua formalização institucional, com a constituição de um grupo de estudos sobre a segurança no uso de medicamentos em Minas Gerais. À semelhança do Canadá e da Espanha, o ISMP Brasil é filiado ao Institute for Safe Medication Practices (ISMP) dos Estados Unidos. Em decorrência desta parceria, vários materiais e instrumentos desenvolvidos pelo ISMP podem ser traduzidos e disseminados no Brasil, contribuindo para melhores práticas no uso de medicamentos.

 

MISSÃO

Promover práticas seguras, no uso de medicamentos e produtos para saúde, que contribuam para a segurança do paciente, compartilhando conhecimento com as instituições, os profissionais de saúde e a sociedade.

 

VISÃO

Ser referência nacional em práticas seguras no uso de medicamentos.

 

VALORES

VALORES-ISMP

 

QUEM NÃO SOMOS

O ISMP Brasil não é uma organização governamental, regulatória, de fiscalização ou de acreditação. Os objetivos do Instituto são focados na prevenção dos erros de medicação. O ISMP Brasil não estabelece padrões obrigatórios ou impõe a adoção de suas recomendações por instituições de saúde, sejam estas brasileiras ou estrangeiras.

 

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO

As principais áreas de atuação do instituto são: participação política e social (sensibilização, educação continuada e participação em grupos técnicos), produção de informações relevantes na área de segurança do paciente (participação em comissões técnicas e eventos da área) e desenvolvimento científico (formação em graduação e pós-graduação, cooperação técnica-científica e publicações científicas). Trabalha de forma cooperativa com os profissionais, instituições, gestores e sociedade, para promover práticas seguras no uso de medicamentos e produtos para saúde no país.

O ISMP Brasil apoia a formação acadêmica dos profissionais da saúde na área de segurança do paciente, busca promover e cooperar com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e estudos que auxiliem instituições e profissionais na prevenção de eventos adversos. Além disto, tem importante protagonismo em âmbito nacional, apoiando os órgãos regulatórios brasileiros na elaboração e implementação de novas políticas e protocolos na área de segurança do paciente. Os boletins publicados no site do ISMP Brasil são cada vez mais acessados e difundidos, sendo importante ferramenta para profissionais e gestores em saúde. O fórum internacional sobre segurança do paciente tornou-se um Congresso sobre segurança do paciente organizado pelo ISMP Brasil e está consolidado como um dos maiores eventos científicos na área da segurança do paciente da América do Sul.