ISMP Brasil participa de reportagem sobre “Medicamentos Potencialmente Inadequados para Idosos”

O envelhecimento acelerado da população brasileira tem resultado no aumento crescente do número de idosos em nossa população.  Indivíduos com 60 anos ou mais tendem a apresentar múltiplas comorbidades e, consequentemente, fazer uso de muitos medicamentos. Por essa razão a preocupação com a adequação e o uso seguro de medicamentos por esses indivíduos também tem aumentado e motivou a publicação do último Boletim ISMP Brasil sobre “Medicamentos Potencialmente Inadequados para Idosos” (acesse aqui).

Na última semana, o ISMP Brasil foi procurado pela imprensa para falar sobre o assunto. Essa é terceira vez que a farmacêutica Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, membro do Conselho Científico do ISMP Brasil, contribui para a ampliação do acesso a essas importantes informações.

A divulgação de temas como esse à população é um passo fundamental para o empoderamento dos pacientes e para que haja uma participação mais ativa deles em seus cuidados com a saúde. Ela vai de encontro a dois dos principais objetivos do 3º Desafio Global de Segurança do Paciente (leia mais), estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

Segundo a OMS, os pacientes podem desempenhar um papel essencial na prevenção de erros de medicação se receberem informações adequadas para tomar decisões sobre seus medicamentos.

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

Leia mais sobre o assunto: Tipos de remédios podem pôr vida e saúde de idosos em risco

Por Raissa Carolina Fonseca Cândido