Organização Mundial da Saúde publica três relatórios técnicos sobre uso seguro de medicamentos

No 3º Desafio Global para Segurança do Paciente, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, foram estabelecidas três áreas prioritárias para o desenvolvimento de ações em prol da segurança do paciente:

Essas áreas representam situações em que o paciente encontra-se mais vulnerável a ocorrência de dados decorrentes de erros de medicação.

Assim, com intuito de dar suporte aos países-membros e instituições de saúde e promover a implantação de medidas para prevenção de erros nesses contextos específicos, a OMS produziu um conjunto de três relatórios técnicos com medidas implantadas e estratégias-chave a serem adotadas para a prevenção de danos e formas de monitorar e medir a efetividade dessas medidas.

  1. Uso seguro de medicamentos em situações de alto risco

Situações de alto risco são mais frequentemente associadas a danos significativos devido à adoção de práticas inseguras de medicação ou a erros de medicação. O relatório destaca três fatores principais que contribuem para os danos nesse cenário:

  1. os medicamentos, especialmente medicamentos potencialmente perigosos;
  2. fatores relacionados aos profissionais de saúde e paciente; e
  3. fatores relacionados ao sistema de medicação e ao ambiente de trabalho.

O relatório descreve um conjunto de estratégias sustentáveis, com eficácia comprovada, que pode ser implementado para redução de danos associados a situações de alto risco.

  1. Uso seguro de medicamentos em polifarmácia

O uso de vários medicamentos concomitantemente exige uma abordagem centrada no paciente para garantir o melhor balanço risco-benefício para o indivíduo. Nesse cenário, o relatório destaca a importância da promoção de uma cultura de segurança com o envolvimento das lideranças e revisão frequente dessa prescrição. São destacados ainda os papéis fundamentais do paciente e da equipe multiprofissional para a prevenção de danos nesse contexto. O relatório descreve ferramentas e estudos de caso que ilustram uma alternativa de abordagem a ser adotada por profissionais de saúde e também pelo paciente em casos de polifarmácia.

  1. Uso seguro de medicamentos na transição de cuidados

As discrepâncias de medicação afetam quase todos os pacientes em alguma etapa da transição de cuidados. O relatório aborda o porquê a melhoria da segurança no uso de medicamentos nas transições de cuidados foi elencada como uma prioridade no desafio global, descreve ações que já foram desenvolvidas e que ainda precisam ser implementadas. Melhorias nos processos de trabalho e o envolvimento do paciente, seus familiares e cuidadores estão entre os principais elementos para a prevenção de danos associados ao uso de medicamentos nas transições de cuidados.

Todas as publicações estão disponíveis em: Technical reports – Medication safety

Na seção “Boletim ISMP Brasil” estão disponíveis todas as edições do Boletim, incluindo edições com temas diretamente relacionados ao 3º Desafio Global de Segurança do Paciente:

por Raissa Carolina F. Cândido