Sociedade Americana de Geriatria divulga atualização dos Critérios de Beers 2015

A Lista dos Critérios de Beersapresenta medicamentos potencialmente inadequados para uso em idosos. O uso destes medicamentos deve ser evitado neste grupo de pacientes, ou quando for necessário utilizar, que sejam prescritos em doses menores ecuidadosamente monitorados.Esses critérios são amplamente utilizados na prática clínica, sendo referência para a prescrição e o uso seguro de medicamentos em pacientes dessa faixa etária. Além disso, são utilizados na pesquisa e no estabelecimento de indicadores de qualidade da assistência.
A última versão dos Critérios de Beers foi publicada em 2012. A edição de 2015 traz a inclusão de dois novos critérios: medicamentos que necessitam de ajuste em caso de disfunção renal e interações medicamento-medicamento.
Vale ressaltar que alguns medicamentos presentes na lista, além de inadequados para pacientes idosos também figuram na lista de Medicamentos Potencialmente Perigosos.

A lista dos Critérios de Beers pode ser acessada em:http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jgs.13701/abstract

Aproveite para se atualizar também sobre os Medicamentos Potencialmente Perigosos:
Medicamentos Potencialmente Perigosos de Uso Hospitalar e Ambulatorial – Listas Atualizadas: http://www.boletimismpbrasil.org/boletins/boletim.php?bolId=32

por Raissa Carolina F Cândido