Você já ouviu falar em “Segunda Vítima”, quando ocorre um dano ao paciente?

Quando um erro resulta em dano ao paciente é comum que as instituições de saúde adotem medidas para prestar assistência a esse paciente e seus familiares. No entanto, muitas vezes o(s) profissional(is) de saúde envolvido nesse erro, embora vivencie uma experiência de angústia e sofrimento, não recebe suporte da instituição.

A expressão “segunda vítima” (sendo a primeira o paciente e/ou sua família) é utilizada para se referir ao profissional de saúde que vivencia algum dano emocional ou sofrimento em função do envolvimento de um erro com dano ao paciente. Estima-se que até 50% dos profissionais de saúde que vivenciaram a experiência de “segunda vítima” sofreram alguma síndrome ao longo de suas carreiras.

Assim, com o objetivo de auxiliar profissionais e instituições a lidar com esse quadro, o ISMP Canadá elaborou um boletim sobre o tema. No boletim é possível ler o relato de um profissional que vivenciou essa situação e, ainda, conhecer algumas barreiras que impedem os profissionais de buscar ajuda. Além de estratégias que podem ser adotadas para minimizar os danos sofridos pelo profissional de saúde envolvido em um erro

Notícia 1

Fonte: Adaptado de ISMP Canadá (2017)

Para ler mais sobre o assunto, acesse: The Second Victim: Sharing the Journey toward Healing

Por Raissa Carolina Fonseca Cândido